segunda-feira, 7 de novembro de 2016

PV deverá adotar sistema de prontuário médico eletrônico em unidades de saúde

O Ministério da Saúde estipulou o mês de dezembro como prazo para que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Brasil adotem o prontuário médico eletrônico. Conforme a pasta federal, 36 dos 53 municípios da 10ª Região Administrativa (RA) já utilizam a ferramenta, em suas unidades de saúde. A plataforma digital permite que todos os serviços de saúde das cidades possam acompanhar o histórico, dados e resultado de exames dos pacientes, além de verificar a disponibilidade de medicamentos, ou mesmo registrar as visitas de agentes.

Presidente Venceslau ainda se encontra em processo de implantação do novo sistema, que deverá substituir os antigos prontuários em papel. Segundo a secretária de Saúde da cidade, Susi Bonifácio, atualmente o sistema se encontra em atualização no município. Posteriormente, a pasta deverá promover uma capacitação com médicos e enfermeiras, enquanto que a adoção definitiva deva ocorrer a partir da segunda quinzena de novembro.

Conforme ela, a ferramenta funcionará por meio de um software próprio, adquirido pela Prefeitura, com portabilidade ao e-SUS Hospitalar, de gestão hospitalar do Ministério da Saúde. Para fazê-lo funcionar, a secretária afirma que, além do software, foi necessário o poder público comprar algo entre 24 computadores, que foram distribuídos às UBS.

Portanto, ela considera que a exigência pela implantação demandou algum gasto das prefeituras, mas que deverá ser compensado pela eficiência do novo modelo. “Quando você consegue enxergar esse paciente na rede, você sabe onde ele passou, o que ele apresentava e ver o trajeto dele pelo sistema. Com isso, conseguimos visualizar alternativas de tratamento e dar um melhor atendimento, por conta do acompanhamento”, considera a secretária.
 (O Imparcial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br