domingo, 27 de novembro de 2016

Secretaria de Saúde promove palestras gratuitas para gestantes em PV

Será realizado, nesta terça-feira, dia 29 de novembro, o “Encontro com as Gestante”, às 20h, no Anfiteatro da Uniesp em Presidente Venceslau. O evento é promovido pela Secretária Municipal de Saúde.

O encontro contará com duas palestras ministradas pelos médicos Dr. Tácito Cortes de Carvalho e Silva e Dra. Selma R. P. Rezende Corral que abordará o tema “Sífilis na Gestação”.

Segundo a enfermeira Thayla Rebeca, é preciso enfrentar este problema, e para tanto, é fundamental a participação de todos no combate à sífilis e sífilis congênita. “O objetivo do encontro é ampliar o debate sobre o tema e estimular ações que contribuam para o desaparecimento da doença. Como elemento fundamental nesse enfrentamento, as ações de prevenção precisam ser reforçadas no pré-natal”, explica. O evento é aberto ao público.

Sífilis congênita
A sífilis congênita é reconhecidamente um "problema de todos nós". Agora precisamos enfrentar este problema, para que a cadeia de transmissão possa ser interrompida e a sua eliminação seja de fato uma realidade. Por tanto, precisamos da participação de todos no combate à sífilis e sífilis congênita.

É fundamental a oferta e realização de testes para sífilis e retorno dos resultados em tempo hábil, tratamento adequado para gestante e parceiro sexual, orientação para prática sexual segura e planejamento reprodutivo. A Sífilis Congênita, é consequente à infecção do bebê pelo Treponema pallidum (uma bactéria), por via placentária, em qualquer momento da gestação. Ou seja, a gestante que adquirir sífilis, não tratar adequadamente e em tempo hábil, transmitirá para o seu bebê.

O Treponema pallidum, quando presente na corrente sanguínea da gestante, atravessa a barreira placentária e penetra na corrente sanguínea do bebê. Sabe-se que a taxa de transmissão vertical da sífilis(de mãe para o bebê), em mulheres não tratadas, é superior a 70%.

A sífilis adquirida é uma doença de transmissão predominantemente sexual e aproximadamente um terço dos indivíduos expostos a um parceiro sexual com sífilis adquirirá a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br