quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Bataguassu adere a “Guerra contra o Mosquito” e inicia trabalho de vistoria em prédios públicos

Foto: Micael Nunes
A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde está participando da campanha “Guerra contra o Mosquito”, alusiva ao combate à dengue. O lançamento das ações foi realizado simultaneamente em todos os municípios do Estado no último dia 2 de dezembro.

Durante a atividade iniciada pelo Paço Municipal que contou com a presença dos servidores municipais, a coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Buzinaro destacou que Bataguassu não possui números alarmantes com relação a doença, mas que é preciso prosseguir com o trabalho preventivo. “Temos investido em mutirões rotineiros que já percorreram todos os bairros locais, orientações, vistorias e limpeza dos quintais, além do bloqueio químico em possíveis focos da doença, o que resultou na diminuição da incidência de casos de dengue, trabalho este que necessita da ajuda de todos para assim podermos eliminar os criadouros do mosquito e exterminar os riscos da doença em nosso município”, disse ela.

Rita lembra que além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti tem sido associado à causa da zika vírus, febre chikungunya e febre amarela e que essa época do ano, com a chegada do verão, é necessário mais atenção quanto aos possíveis criadouros do mosquito. “A melhor forma de se evitar o vetor é combatendo os locais propícios para sua criação. Para isso, é importante não permitir o acúmulo de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d` água, tambores, sacos plásticos, lixeiras, entre outros e estar sempre atento aos quintais”, frisou.

Além da vistoria no Paço Municipal, foram realizados mutirões em busca de focos de dengue no Corpo de Bombeiros; e na Escola Municipal “Marechal Rondon”, com a participação dos alunos. Participaram da iniciativa membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias.

Segundo a coordenadora, o cronograma com os novos locais a serem percorridos serão divulgados posteriormente.

PALESTRAS
Além dos mutirões já em andamento no município, palestras educativas foram realizadas em todas as escolas do município e também nas instituições educacionais do Distrito de Nova Porto XV, com objetivo de mobilizar toda a população contra a dengue.  (AI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br