quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Charge do Dia do Integração Regional News


Faça uma criança feliz na a+Calçados de Venceslau e Epitácio


Oeste Paulista perde 3.900 empregos na indústria de janeiro a novembro

Setor de Coque, Petróleo e Biocombustíveis teve resultado positivo
(Foto: Reprodução/TV Fronteira)
A região de Presidente Prudente perdeu cerca de 3.900 postos de trabalho na indústria neste ano, conforme a pesquisa do nível de emprego no setor divulgada nesta quinta-feira (15), pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp).

Conforme o levantamento, essa perda gerou um índice acumulado no ano de -8,52%. Somente no mês de novembro, o saldo ficou negativo em 3,04%, com queda de aproximadamente 1.300 postos de trabalho.

Já nos últimos nos últimos 12 meses, o acumulado é de -9,09%, representando uma queda de aproximadamente 4.200 postos de trabalho.

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp em Presidente Prudente, composta por 65 municípios, no mês de novembro foi influenciado pelas variações negativas de Coque, Petróleo e Biocombustíveis (13,89%); Produtos de Minerais Não-Metálicos (-4,35%); Móveis (-0,90%) e Artefatos de Couro, Calçados e Artigos para Viagem (-1,72%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total do Oeste Paulista.

Com saldo positivo, ficaram os setores de Produtos Alimentícios (0,02); Bebidas (0,95); e Produtos de Metal, Exceto Máquinas e Equipamentos (4,76).

No Estado
A análise dos dados do nível de emprego em novembro, em relação ao mês anterior, nas 35 Diretorias do Ciesp pesquisadas, apresentou resultado positivo em duas, negativo em 30 e praticamente estável em três delas. Entre as diretorias com resultado positivo, as que mais se destacaram foram as de Jacareí (1,25%) e Santo André (0,87%).

Entre as diretorias com resultado negativo, as que mais se destacaram foram as de Jaú (-8,12%), Sertãozinho (7,24%), São João da Boa Vista (-4,53%), Franca (-3,61%) e Presidente Prudente (-3,04%).

Na capital, a variação foi de -0,24%. Para o ABCD, a variação foi de -0,04%. A Grande São Paulo apresentou variação de -0,38% e o interior do Estado, -1,52%. O Estado de São Paulo como um todo apresentou variação de -1,14%.  (Fonte: G1 Prudente)

Participe da campanha Natal da Sorte da Aciprev


Prefeitura de Bataguassu paga 13º salário de servidores públicos municipais nesta sexta-feira, dia 16

Foto: Micael Nunes/Assecom
Os servidores públicos municipais de Bataguassu vão receber o décimo terceiro salário em parcela única nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro. O pagamento que beneficiará 711 servidores totalizando R$ 1.416.268 milhão (valor líquido) aos cofres públicos estará disponível em conta na referida data. 

Segundo o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), mesmo diante do momento financeiro crítico vivido durante este ano, a gratificação foi assegurada, destacando a prioridade com que a atual administração trata das questões relacionadas aos servidores. “Trabalhamos no decorrer deste ano, um ano crítico principalmente quando falamos em finanças no sentido de continuar com a proposta de manter os pagamentos em dia, sempre feito dentro do mês corrente, de forma antecipada, o que conseguimos cumprir”, destacou o prefeito.

Caravina frisa que o pagamento antecipado do décimo terceiro salário tem por objetivo reforçar a renda dos servidores nesta época do ano e ao mesmo tempo aquecer o comércio e por consequência, a economia local.

O prefeito salienta que como previsto, o pagamento correspondente ao mês de dezembro do servidor público deverá ser realizado no dia 31 de dezembro.  (AI)

Loja Casa das Cortinas em Pres. Venceslau


Diplomação de eleitos em Venceslau, Caiuá e Marabá Paulista é realizada em PV

Prefeito Jorge Duran o vice Osvaldo Melo com os
vereadores eleitos em Presidente Venceslau
Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (15), a diplomação dos candidatos eleitos no pleito municipal em Presidente Venceslau, Marabá Paulista e Caiuá será realizada, no Fórum de Presidente Venceslau.

A cerimônia foi conduzida pelo juiz eleitoral, da Comarca de Venceslau, Gabriel Medeiros, e contou com a presença dos prefeitos, vices e vereadores eleitos e reeleitos.

Em Venceslau, além do prefeito Jorge Duran (PSD) e seu vice Osvaldo Melo, foram diplomados os vereadores Tufy Nicolau Jr (PSDB), Raphael do Fórum (PPS), Adelino Cabelereiro (PT), Lê Pregão (PSD), Mestre Tota (PHS), João Paulo Arfelli Rondó (PSD), Gustavo Freire (PV), Lucimara Dias (PV), Roberley Cola (PMDB), João Roberto Pacheco Coelho (PHS), Tenente Dourado (PDT), Luciano Ramos (PSD) e Percy (PP).

Ofertas de Natal nos Supermercados Pires de Venceslau


Corinthians/Americana e Venceslau abrem Liga de Basquete Feminino

Confronto de estreia da edição 2016/2017 do torneio nacional é nesta quinta-feira (15), às 20h, em Americana; ao todo, seis times disputam o título

Corinthians/Americana e Vencelau duelam no
Ginásio Centro Cívico (Foto: Kadu Mello / Cedida)
Corinthians/Americana e Presidente Venceslau abrem nesta quinta-feira (15), às 20h, no Ginásio Centro Cívico, em Americana, a temporada 2016/2017 da Liga de Basquete Feminino (LBF). A equipe americanense, que manteve praticamente a mesma base do ano passado, se apega ao fato de jogar em casa para sair em vantagem nas disputas. As venceslauenses, que têm algumas mudanças no elenco, buscam fazer história em sua terceira participação no torneio nacional e melhorar o rendimento da edição passada, quando terminaram na lanterna.

No Corinthians/Americana, que é o atual vice-campeão do torneio nacional, o clima é de tranquilidade e muita confiança. Tudo isso porque a base da temporada passada foi mantida e o entrosamento é um dos diferenciais da equipe comandada por Antônio Carlos Vendramini. Satisfeito com o desempenho de suas jogadoras durante o período de preparação, o treinador coloca o seu time entre os melhores do torneio nacional e um dos postulantes ao título.

– É um time praticamente igual ao do ano passado, fizemos poucas mudanças. Não tenho dúvidas de que somos um dos candidatos ao título. No basquete, que é uma modalidade coletiva, o entrosamento conta muito, e isso pode fazer a diferença a nosso favor. Temos uma mescla de jogadoras experientes com algumas mais jovens, mas com um nível elevadíssimo. Estou bem confiante em fazer um bom jogo de estreia, mesmo tendo do outro lado um adversário muito competitivo e muito bem treinado. Vai ser uma grande partida, disso eu não tenho dúvidas – analisou o técnico do Corinthians/Americana, que tem como um dos pilares a veterana ala Karla Costa. 

Depois de ficar em segundo lugar no Campeonato Paulista deste ano, o Venceslau não parou. O time comandado pelo técnico Flávio Prado continuou a sua preparação com vistas ao torneio nacional. Apesar de perder quatro jogadoras do elenco vice-campeão paulista (armadora Natália Burian, ala/armadora Maila Ciciardi, ala Carol e pivô Bárbara), o clube do interior não cruzou os braços e fez três contratações pontuais. São elas: a ala/armadora Yasmim Gonçalves, a ala Joice Coelho e a pivô Mônica Nascimento. Com isso, o elenco venceslauense está fechado e pronto para o primeiro confronto na LBF. 

– Infelizmente, tive que fazer um trabalho um pouco acelerado, já que as novas jogadoras chegaram há poucos dias e não tiveram muito tempo para treinar, mas acredito muito na qualidade desse nosso grupo. Tentamos ajustar o time taticamente e, ao mesmo tempo, buscamos trabalhar a força ofensiva e defensiva. A intenção foi preparar o time para diversas situações da partida contra o Corinthians/Americana, que é um time muito forte e bem treinado – disse Flávio Prado.

O campeonato
Também disputam a LBF nesta temporada o Santo André (SP), o Blumenau (SC), o América (PE) e o atual campeão Sampaio Basquete (MA). Uma equipe enfrenta a outra por quatro vezes na primeira fase (duas no turno e duas no returno). Com isso, cada time faz 20 jogos na etapa inicial. Os quatro primeiros colocados avançam aos playoffs.  (Fonte: Globo Esporte)

Ofertas da Farmais e RA Fórmulas de Pres. Venceslau


Leishmaniose vitima mulher de 60 anos em Prudente

Vigilância Epidemiológica fará recolhimento de material em decomposição. Paciente mora no Residencial São Paulo

Mosquito-palha (Foto: Reprodução/TV Globo)
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou nesta quinta-feira (15) o segundo caso de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) humana em Presidente Prudenteregistrado neste ano. Desta vez, a doença acometeu uma mulher de 60 anos que mora no Residencial São Paulo.

Segundo a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, nesta sexta-feira (16) terá início o manejo ambiental em nove quadras no entorno da residência da moradora. Este trabalho consiste na retirada de todo material em decomposição que deixa a situação propícia para a proliferação do mosquito-palha, vetor da doença. Conforme Vânia esclareceu ao G1, a paciente está bem e segue em tratamento.

“No bairro, alguns moradores criam galinhas e porcos. Além de retirarmos todo material em decomposição, será pedido também para que os munícipes retirem esses animais da área urbana e os levem para a zona rural, já que ambos favorecem o aumento no número do mosquito-palha”, ressaltou.

Já no sábado (17), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deverá iniciar a borrifação, caso não chova. Neste primeiro momento, o trabalho será realizado em duas quadras no entorno da residência da moradora acometida pela doença.

“Em janeiro, o trabalho será retomado, pois no bairro tem 230 residências. Além disso, no ano que vem o CCZ deverá realizar a coleta de amostra de sangue canino novamente neste bairro”, informou a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco.

Vânia contou ainda que no Residencial São Paulo e nos bairros vizinhos foram contabilizados mais de 100 cães acometidos com leishmaniose. “Na casa desta senhora, de 2015 até o momento, já teve registro de dois cachorros com a doença. Na rua dela, foram nove casos de 2015 até agora”, pontuou.

Histórico
Na história de Presidente Prudente, foram confirmados quatro casos de leishmaniose em humanos. O primeiro, em 2013, em uma mulher de 41 anos, moradora do Jardim Santa Mônica. O segundo, em 2015, em uma criança de um ano e nove meses, do Jardim Cobral. O terceiro, em 2016, vitimou um senhor de 75 anos, do Residencial Universitário, que não resistiu à doença e morreu. O quarto caso foi o confirmado nesta quinta-feira (15).

Já em relação aos cães, neste ano a doença acometeu 167 animais, com 155 casos autóctones, ou seja, contraídos na cidade, e outros 12 importados, originados em outras localidades.  (Fonte: G1 Prudente)

Grana Cred / Banco BMG - Crédito Consignado INSS


Justiça manda Marcola e outros 12 líderes de facção para o RDD

Transferência para Presidente Bernardes foi realizada nesta quarta-feira (14). Medida foi pedida pela Polícia Civil, na finalização da Operação Ethos

Detentos foram transferidos para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD),
 em Presidente Bernardes (Foto: Stephanie Fonseca/G1)
A Justiça determinou a transferência de 13 detentos para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em Presidente Bernardes. Os presos são considerados líderes da facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios paulistas. Nesta quarta-feira (14), todos foram levados para o Centro de Readaptação Penitenciária (CRP), onde funciona o RDD, em Presidente Bernardes, sob escolta da Polícia Militar. A lista inclui Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola e apontado como o principal líder do grupo criminoso. Onze deles cumpriam pena na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, enquanto os outros dois estavam em presídios em Avaré e Mirandópolis.

O pedido foi feito pela Polícia Civil, através do Deinter-8, e integra a finalização do inquérito da Operação Ethos, que apurou o envolvimento de advogados com os líderes da facção.

A polícia explicou que somente o relatório do inquérito possui 1.200 páginas, com quatro volumes. Ao final, foram pedidas 54 prisões preventivas. "A operação desarticulou o envolvimento dos advogados com a facção. Esses advogados faziam o elo das informações trocadas e possibilitavam que, mesmo recolhidos no sistema prisional, esses líderes fizessem a gestão da facção", pontuou.

Ainda conforme a corporação, como o inquérito foi finalizado, as próximas ações estão a cargo da Justiça. O período de permanência no RDD pode ser de até um ano.

No RDD, os presos ficam isolados e só têm direito a duas horas de banho de sol por dia.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ) confirmou, em nota ao G1, que o Departamento Estadual de Execuções Criminais da Região de Presidente Prudente determinou a transferência dos 13 presos para o RDD, nesta quarta-feira (14).

“Trata-se de uma medida liminar. O prazo estabelecido foi de 60 dias, mas uma decisão de mérito (sobre a manutenção ou não no RDD) pode sair antes desse período”, complementou.

Segundo o TJ, o pedido de transferência partiu da Polícia Civil, baseado na Operação Ethos, em razão de suposto envolvimento com organização criminosa e prática de crimes fora do sistema carcerário, e teve a concordância do Ministério Público.

"Agora, será colhida manifestação da Secretaria da Administração Penitenciária e aberto prazo para a defesa dos réus. Após, o processo é encaminhado para decisão", explicou o TJ.

'Sem nenhuma anormalidade'
Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) informou que os delegados de polícia que participaram da Operação Ethos solicitaram ao Poder Judiciário a transferência dos 13 presos envolvidos na investigação para o Centro de Readaptação Penitenciária, em Presidente Bernardes, em Regime Disciplinar Diferenciado, e que o pedido foi autorizado pela Justiça.

A SAP ainda salientou ao G1 que, nesta quarta-feira (14), deu integral cumprimento à autorização judicial e consequentemente efetivou a transferência de 13 presidiários.

“A operação de transferência dos presos ocorreu sem nenhuma anormalidade e foi realizada dentro dos padrões de segurança”, concluiu a pasta ao G1.

Operação Ethos
A operação, realizada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual (MPE), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu mandados de prisão contra advogados suspeitos de envolvimento com uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do Estado de São Paulo.

O inquérito policial sobre o caso foi instaurado em maio de 2015 para apurar crimes de organizações criminosas, lavagem de dinheiro, associação para fins de lavagem, exploração de prestígio e corrupção ativa.

As investigações começaram após informações reveladas através de uma carta que foi interceptada por agentes da Penitenciária “Maurício Henrique Guimarães Pereira”, a P2 de Presidente Venceslau, no dia 11 de maio de 2015, durante procedimento de varredura de rotina realizado no telhado sobre os raios 3 e 4 da unidade.

'Sintonia dos gravatas'
Conforme a Polícia Civil, os envolvidos nos crimes tinham uma célula denominada “sintonia dos gravatas” – modo como é tratado o departamento jurídico da facção criminosa – criada inicialmente para prestação de serviços exclusivamente jurídicos aos líderes da “sintonia final geral” ou “conselho deliberativo”, que são os chefes da organização ilícita. Esses advogados evoluíram da licitude para a ilicitude, porque se percebeu a capacidade de infiltração dessa célula, sempre blindada pelo sigilo constitucional do advogado.

Atualmente essa célula simulava visitas jurídicas aos líderes presos, fazendo elo de comunicação de atividades criminosas entre os presos e aqueles que estão em liberdade, em “verdadeiras relações de promiscuidade”, segundo a Polícia Civil.   (Fonte: G1 Prudente)

Scalon Presentes, a magia do Natal em Venceslau


Rosana obtém liminar que garante liberação de recursos da repatriação

Conforme a decisão, R$ 1 milhão devem ser depositados em juízo. Valor é oriundo da arrecadação com a regularização de bens no exterior

Prefeitura de Rosana obteve decisão favorável de liminar
(Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Rosana)
A Prefeitura de Rosana obteve uma liminar, na Justiça Federal, em Presidente Prudente, que garante a liberação de recursos por meio da Lei de Repatriação, que permite o recebimento de parte do capital oriundo da arrecadação com o processo de regularização de bens mantidos por brasileiros no exterior, para o município. A decisão determina que o governo federal efetue o depósito imediato, em conta à disposição do juízo, de parcela da multa arrecadada correspondente à quota-parte da cidade no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Conforme o documento, fica garantido o bloqueio de R$ 1 milhão da União em favor de Rosana.

Alguns municípios do Oeste Paulista tinham pedido na Justiça Federal parte da repatriação e, no total, 17 prefeitos ingressaram com a ação: Presidente Epitácio, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio, Regente Feijó, Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista, Caiabu, Rosana, Caiuá, Presidente Venceslau, Piquerobi, Narandiba, Tarabai, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Indiana e Taciba.

A medida foi estabelecida diante da arrecadação do governo federal, que, até o dia 31 de outubro deste ano, obteve, aproximadamente, R$ 51 bilhões com o programa de regularização de ativos brasileiros no exterior, o chamado Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT), instituído pela lei federal 13.254/2016. Os valores são referentes a Imposto de Renda e multa.  (Fonte: G1 Prudente)

Preços e condições imperdíveis na Liane Veículos em Venceslau


Após 4 dias presos, prefeito e vice são diplomados em Bernardes

Luccas Inague Rodrigues (PP) e Reginaldo Luiz Ernesto
Cardilo (PP) foram diplomados nesta quarta-feira (14)
(Foto: Reprodução/G1)
O prefeito Luccas Inague Rodrigues (PP) e o vice-prefeito Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo (PP), eleitos em Presidente Bernardes, foram diplomados na tarde desta quarta-feira (14), em cerimônia na Câmara Municipal. Os dois estavam presos preventivamente até esta terça-feira (13), acusados de coação de testemunhas durante o transcorrer de um inquérito instaurado para investigar supostos crimes eleitorais na campanha municipal deste ano, e passaram quatro dias na Cadeia de Presidente Venceslau.

Na solenidade, também foram diplomados os nove vereadores eleitos em Presidente Bernardes, João Batista Amaral (PTB) e Marcos Roberto Message de Oliveira (PTB), prefeito e vice-prefeito eleitos em Emilianópolis, respectivamente, e os nove vereadores do município vizinho. Conforme o chefe substituto do Cartório Eleitoral de Presidente Bernardes, José Wellington Henrique, todos os candidatos eleitos compareceram. "A cerimônia de diplomação encerra formalmente o processo eleitoral. No dia 1º de janeiro de 2017, eles tomam posse de seus cargos", explicou.

A respeito da prisão de Rodrigues e Cardilo, ele pontuou que a situação dos dois não se altera. "Houve a revogação da prisão preventiva pela Justiça Eleitoral. Eles estão respondendo pelos termos da representação eleitoral por captação ilícita de sufrágio, mas no momento não há uma decisão nesses autos. Se até lá não houver nenhuma decisão no sentido contrário, como foram diplomados, em princípio, tomarão posse", frisou Henrique.

'Piores dias da minha vida'
O prefeito eleito em Presidente Bernardes afirmou que os últimos dias, os quais permaneceu preso, foram difíceis, mas que daqui para frente será “só alegria”. “Foi uma campanha difícil, passei os piores dias da minha vida esses últimos quatro dias, mas agora, daqui para frente, é só comemorar e, principalmente, sentar, focar no trabalho. Em janeiro, tem muito serviço para fazer”, relatou.

Ele disse que ainda não tem uma ação prioritária a implantar em seu governo, mas que o “princípio de tudo será a honestidade”. “Vamos trabalhar em cima disso porque o Brasil está vivendo uma fase difícil e eu quero mostrar que a juventude veio para mudar a política, acabar com aqueles ditados velhos. Eu quero inovar e, principalmente, mostrar para o povo que tem políticos honestos e tem como mudar e fazer melhor por todo mundo em uma cidade”, destacou Rodrigues.

Sobre as acusações de compra de voto, ele salientou que acredita em sua inocência. “Acredito em Deus, acredito que não fiz nada de errado e acredito na Justiça. Vamos aguardar o parecer final do juiz”, frisou o prefeito eleito.

O vice-prefeito eleito agradeceu a presença de todos e comentou que acredita na Justiça. “Eu acredito muito em mim, acredito na Justiça e acredito em Deus. É isso o que eu tenho para falar. Nós passamos por momentos difíceis, mas eu acredito muito na nossa inocência, mas muito mesmo. A gente vai aguardar o fechamento do inquérito”, falou Cardilo.  (Fonte: G1 Prudente)

Conheça a XRE 190 CC na Pajé Motos de Venceslau


Hospital do Câncer de PP é tema de radiodocumentário produzido por estudantes

Radiodocumentário é produzido por meio
de trabalho de conclusão de curso

Trabalho foi desenvolvido pelos alunos  Estevão Salomão,
Gabriel Silva, Gabriel Tibaldo e Wagner Bueno
Com o objetivo de ressaltar a importância social e contribuir para a memória do Hospital do Câncer de Presidente Prudente, um grupo de alunos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), estudantes do 8º termo de Jornalismo, pela Facopp (Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente), produziram o primeiro radiodocumentário sobre a instituição, intitulado: “Hospital Regional do Câncer, da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente: Da ideia à Edificação”.

Composto por quatro estudantes, sendo eles: Estevão Salomão, Gabriel Silva, Gabriel Tibaldo e Wagner Bueno, a peça faz parte de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), iniciado em janeiro desse ano. Conforme o grupo, a intenção da produção é destacar todas as etapas da construção do Hospital, a qual teve início em 1997, considerada pelo procurador da república, Luiz Roberto Gomes. “um exemplo fantástico de obra edificada com o esforço da coletividade. Uma obra-prima da solidariedade”. 

Desta maneira, ao longo de 45 minutos de duração, os 23 entrevistados, incluindo a primeira paciente do Hospital, contam todas as conquistas, dificuldades e desafios, registrados num período de 19 anos. Uma das personagens centrais desta narrativa, a fisioterapeuta Bernardete Bosso Querubim, relata que o trabalho complementa e centraliza um esforço coletivo. “É muito gratificante saber que nosso sonho tornou-se realidade”, reforça.

Além do destaque para os voluntários, o radiodocumentário ressalta o potencial do Hospital no tratamento ao câncer em toda região, que deve atender 200 pessoas diariamente após seu funcionamento total, o que, conforme o presidente da Fundação Hospital do Câncer, Hilário Pasquini, deve ocorrer nos próximos meses. “Estamos aguardando o credenciamento do SUS [Sistema Único de Saúde]”, explica. 

Apesar da previsão, o local atende atualmente pelo menos 40 pacientes por dia em seu Centro de Radioterapia, implantado em outubro de 2015. Informações que contemplam e norteiam cada momento do radiodocumentário. Sobre a satisfação em contribuir com esta história, o grupo argumenta que esta é uma das maneiras de retribuição, visto que todos os envolvidos contribuíram de maneira humanitária para esta realidade. “Com certeza esta é uma das edificações mais importantes para cidade e região e estamos colaborando com esta divulgação”, conclui o grupo.

Vale destacar que o radiodocumentário estará disponível na WRF (Web Rádio Facopp) da Unoeste e no Hospital do Câncer, após a semana que vem.

Participe da campanha Natal da Sorte da Aciprev


Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br