quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Presos de Caiuá recebem 2º edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Cerimônia de abertura contou com autoridades locais (AI)

Atividades serão realizadas durante toda a semana (AI)

Depois do sucesso da ação em 2016, com aproximadamente 92 mil atendimentos a pessoas privadas de liberdade, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade voltou a ser realizada nas unidades prisionais e teve início pelo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá, nesta terça-feira (24). Os números retratam a soma das ações em 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), os quais receberão a segunda ou terceira edição do evento em 2017. Para este ano, uma resolução da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP-138) determinou que as penitenciárias de regime semiaberto promovam, no mínimo, duas ações semelhantes anualmente.

Com 1.211 presos provisórios aguardando julgamento, o CDP de Caiuá deu início às atividades que seguirão durante toda a semana, ao todo, serão realizados cerca de 900 atendimentos até a próxima sexta-feira (27). O objetivo é oferecer serviços diversos e documentos pessoais, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão (caso se tornem sentenciados) e assim, também contribuir para a remissão de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida social quando ganharem a liberdade.

Os trabalhos incluem emissão e atualização dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento e Casamento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Também houve atendimento jurídico e participação em palestras como: “As atribuições das Centrais de Atenção ao Egresso e a Família (Caef)” com a responsável técnica de Presidente Prudente, Eliane de Oliveira Martinez Sanches; “A Sexualidade e as DTS’s” com a palestrante da Divisão de Saúde de Presidente Venceslau, Ilma Rodrigues Silva e “Manejo de Escorpiões” com o palestrante do Núcleo de Controle de Vetores de Presidente Venceslau,Carlos Henrique Oliveira de Moraes.

Ademais, houve serviços de atendimento à saúde como aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, bem como, cortes de cabelo, avaliações odontológicas e palestra com o dentista Thalles Mayckon Vieira Araújo sobre Saúde e Higiene Bucal com a distribuição de kits de higiene.

Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br