sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

INSS tem nova central de serviços pela internet

Desde o dia 10 de janeiro, o INSS disponibilizou uma nova central de serviços pela internet, o Meu INSS. No endereço https://serviços.inss.gov.br estão disponíveis várias funcionalidades, como o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a carta de concessão do benefício, além de agendamentos de pedidos de aposentadorias e pensões, requerimentos de auxílio-doença, entre outros.

Ao acessar o novo site, é necessário fazer o cadastro, com o número do CPF, nome, nome da mãe, data de nascimento e estado de nascimento. O sistema vai gerar um código de acesso provisório que deve ser validado pelo telefone 135. Para liberação do acesso, o interessado deve ligar para o número 135, confirmar suas informações e responder a cinco perguntas referentes a seus vínculos empregatícios e contribuições à Previdência Social. Os dados para resposta a essas perguntas podem ser obtidos na carteira de trabalho ou nas guias/carnês de contribuição. Depois disso, o segurado não precisará mais procurar as unidades do INSS para conseguir informações sobre suas contribuições, retirar a carta que comprova a concessão do seu benefício e obter outros serviços.

O segurado também poderá fazer seu cadastro para acesso ao Meu INSS diretamente nas agências de atendimento. Para isso, não é necessário agendar horário, mas o interessado deve estar com seus documentos pessoais para fazer o cadastro. Depois de receber o código e ter a liberação do acesso ao site na agência, o segurado deve alterar a senha recebida. (AI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br