segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Núcleo de eEndemias alerta sobre prevenções contra o aedes aegypti neste feriado de carnaval

A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, através do Núcleo de Endemias, alerta para os cuidados que a população deve ter durante este o feriado prolongado de carnaval em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika vírus, chicungunya e outras arboviroses.

Destaca que os munícipes verifiquem os seus imóveis antes de viajarem a procura de recipientes que possam acumular água, como latas, frascos e recicláveis, além de vedar e tampar vasos sanitários e ralos internos e externos, como também eliminá-los ou os colocar em locais cobertos e livres da chuva.

Tais cuidados são de suma importância para evitar que os imóveis ao se encontrarem fechados durante o feriado, se tornem local que a fêmea do aedes aegypti possa depositar os ovos, e assim serem focos larvários, uma vez que durante o verão, as chuvas passageiras são freqüentes e acabam deixando esses locais e recipientes sempre com água acumulada, propiciando assim, uma nova geração de mosquitos que possam transmitir as arboviroses que a Secretaria Municipal de Saúde combate.

Outra ressalva é o uso de repelentes nos outros municípios, pois a pessoa pode se contaminar neste período de festa, e vir somente a adoecer no retorno a sua cidade.

Para os munícipes que irão receber a visita de parentes neste feriado prolongado de carnaval, seus hóspedes podem já se encontrar contaminados, já que em outras localidades há transmissão dessas doenças.

Assim, o Núcleo de Endemias informa que as medidas já citadas também sejam tomadas por essas pessoas, somado ao uso de repelentes e inseticidas comuns embaixo e atrás de móveis, pois são locais escuros, onde a fêmea do mosquito se abriga enquanto realiza a digestão do seu alimento.

Atualmente, Presidente Venceslau não contabiliza nenhum caso positivo de dengue e demais arboviroses, então, se faz necessário que a população auxilie no combate e controle do mosquito transmissor da dengue.  
(AI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br