segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PM alerta sobre consumo excessivo de álcool

No período do carnaval, de 25 a 28 de fevereiro, a Polícia Militar reforçará a segurança nos locais onde ocorrerão eventos carnavalescos no Oeste Paulista e intensificará a realização da “Operação Direção Segura”, que utiliza bloqueios de trânsito, com objetivo de fiscalizar condutores de veículos e inibir que motoristas dirijam sob efeito de bebida alcoólica. 

De acordo com o capitão PM Carlos José Olivetti Fernandes, chefe da seção de comunicação social do CPI-8, os bloqueios serão realizados com emprego do etilômetro (bafômetro) em pontos estratégicos e nas vias de acesso aos locais onde serão promovidas as festividades do Carnaval. 

O efetivo será reforçado pelos policiais militares que atuam na Força Tática, nas Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Canil, Policiamento de Trânsito, Cavalaria e do Helicóptero Águia. 

Lei seca
A PM reforça que dirigir embriagado é crime. A infração para estes casos é gravíssima e a pena varia de 6 meses a 3 anos de detenção, além do pagamento de multa no valor de R$ 2.934,70. Nestes casos, o infrator ainda tem sua carteira de habilitação suspensa por um período de doze meses. 

A embriaguez ao volante é uma das maiores preocupações da polícia durante o período do carnaval, pois esta prática aumenta o risco de acidentes de trânsito. Em 2016, a PM prendeu em flagrante 381 motoristas pelo crime de embriaguez ao volante e confeccionou 1.295 Autos de infração de trânsito pelo mesmo delito na região de Presidente Prudente. 

Som automotivo
A perturbação do sossego é também outro delito muito comum nesse período. Ouvir música em alto volume incomodando a vizinhança é considerado Contravenção Penal e pode ser punido com até 3 meses de prisão e multa. 

A Lei nº 16.049, que dispõe sobre a emissão de ruídos sonoros provenientes de aparelhos de som portáteis ou instalados em veículos automotores, tem a intenção de preservar a ordem pública e a segurança do cidadão. Carros parados na rua ou em áreas de estacionamento, como shoppings e postos de gasolina, ficam proibidos de emitir som alto e incomodar a vizinhança. 

A infração ao disposto nesta lei acarretará a aplicação de multa no valor de R$ 1.000 calculado em dobro na primeira reincidência e quadruplicado a partir da segunda reincidência, o que, consequentemente, deve inibir os excessos que normalmente eram praticados. 

A nova legislação endurece a pena aos contraventores e facilitará a fiscalização por parte da Polícia Militar no combate à perturbação do sossego público. 

Dicas
Para prevenir furto e roubo evite uso de joias, objetos de valor ou manter consigo grande quantidade de dinheiro; estacione o veículo em local iluminado e movimentado, evitando ruas escuras e vazias; tranque o veículo, acionando alarme, caso possua; travar o guidão da motocicleta; não deixar objetos que chamem a atenção, como bolsas, carteiras, celulares, aparelhos eletrônicos e outros expostos no interior veículo; evitar levar crianças em festas destinadas a adultos ou em grandes aglomerações de pessoas, manter as crianças sempre a vista; identifique-as com crachá ou pulseira, contendo nome da criança, nome dos pais, telefone de contato e sempre orientar a procurar ajuda de um Policial Militar quando estiver com problemas; vá aos festejos carnavalescos com o “espírito desarmado”, para se divertir apenas, evitando brigas e confusões. 

Em caso de emergência, o cidadão pode pedir a ajuda do Policial Militar no local ou acionar a Polícia Militar por meio do telefone 190.   (Da redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br