quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Secretaria de Saúde esclarece utilização de serviço de ambulância em PV

Em razão de constantes chamadas pelo 192 de casos não atendidos por ambulância, o que tem gerado reclamação de alguns munícipes em Presidente Venceslau, a Secretaria de Saúde faz um esclarecimento sobre como é disponibilizado esse serviço à população. 

As ambulâncias são destinadas para atendimento de pessoas com dificuldades ou sem locomoção, acamados e casos de urgência e emergência. Esse serviço pode ser acionado pelo telefone 192, vinte e quatro horas por dia. O que tem gerado muita reclamação é que solicitações feitas fora das normas não são atendidas. Diante disto, o Setor de Ambulância lança informes visuais que serão afixados unidades de saúde e divulgados pela imprensa para esclarecer o uso correto de ambulância.

Como exemplo, destacam-se pedidos de transferência de unidade hospitalar sem solicitação da unidade médica. O mesmo ocorre em casos de alta médica, que é necessário solicitação da unidade hospitalar para aqueles pacientes que não podem se locomover com outros veículos.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), através da Resolução 1451/95, define Urgência e Emergência: "por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata. "por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato."

Assim sendo, nestes casos de Urgência e Emergência os pacientes serão devidamente atendidos.  (AI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br