quarta-feira, 15 de março de 2017

Enfermagem da Santa Casa recebe treinamento para atuar na nova UTI

Enfermeiros e técnicos da UTI e do Pronto Socorro
participaram de treinamento (Foto: Cedida/A.I)
A equipe de enfermagem da Santa Casa de Presidente Venceslau recebeu na manhã do último sábado (11) um treinamento ministrado pelo Dr. Gustavo Navarro Betônico (Nefrologista e Intensivista), um dos médicos que coordenam os serviços da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Os profissionais de saúde receberam orientações sobre as novas diretrizes para atendimento em pacientes com parada cardíaca. “Essas diretrizes foram modificadas recentemente, e a ideia foi passar esses novos conhecimentos para os profissionais da Santa Casa”, explicou Navarro. As orientações foram baseadas nas diretrizes da Sociedade Americana de Cardiologia.

O treinamento foi avaliado como necessário pela direção da Santa Casa com a reabertura da UTI. “Agora o atendimento ao paciente grave será mais frequente com a UTI em funcionamento, e a parada cardíaca é um evento extremamente comum dentro dos serviços da unidade, e a equipe de enfermeiros deve estar preparada para atender esse tipo de complicação”, afirmou Navarro.

Os participantes receberam diversos conhecimentos teóricos sobre os procedimentos que poderão ser executados na prática com maior facilidade.

A equipe de enfermagem da UTI recebeu também orientações com um enfermeiro especialista em terapia intensiva. Ele explicou as funções específicas e os equipamentos que são utilizados para prestar o atendimento ao paciente, e como manusear esses equipamentos. “Como é uma UTI nova, nem todos estão habituados com a área. Temos uma equipe experiente e que vem para agregar em conhecimento com toda equipe técnica de enfermagem ligada a terapia intensiva”, disse Navarro.

O provedor Reginaldo Beraldo destacou a importância de capacitar os profissionais para o trabalho de saúde. “Nos últimos anos a Santa Casa recebeu diversos investimentos em sua estrutura física. Temos equipamentos de última geração, e o que buscamos agora é investir nos recursos humanos, valorizar e treinar a equipe que já temos, e dentro das possibilidades, contratar médicos para prestar um serviço de excelência para os nossos usuários. Estamos satisfeitos com a aceitação da equipe médica fixa contratada para atuar na UTI, essas medidas fortalecem o projeto que temos de reestruturar a Santa Casa em todos os aspectos, principalmente, na gestão de pessoas”, disse.

Equipe da UTI
Na última semana foi anunciada a contratação dos médicos Gustavo Navarro Betônico (Nefrologista e Intensivista), Leonardo Fantinato Menegon (Médico Intensivista) e Cássio Renato Valério Gouveia (Cardiologista e Intensivista). Eles começaram a atuar na UTI da Santa Casa de Presidente Venceslau e são responsáveis pelo trabalho no local. Os três médicos possuem experiência em gestão de unidade intensiva de alta complexidade.  (A.I Santa Casa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br