sexta-feira, 17 de março de 2017

Poço do Ipanema desmorona e prefeitura de Venceslau fará decreto de emergência



Desmoronamento ocorreu durante a operação
de substituição de bomba no poço (AI)

O poço de abastecimento localizado no Jardim Ipanema desmoronou nesta quinta-feira (16), em Presidente Venceslau (SP). O desmoronamento aconteceu durante operação para a colocação de nova bomba no local.

Com o objetivo de solucionar o problema, o prefeito Jorge Duran fará um decreto de urgência para a construção de um novo poço. De acordo com Élcio Júnior, chefe de gabinete da prefeitura, a medida será tomada para viabilizar a contratação de uma empresa sem a necessidade de abrir o processo licitatório, mediante a apresentação de vários orçamentos. Esta medida, conforme Élcio, agilizará o processo de construção de um novo poço no local.

Como medida preventiva, a prefeitura oferece caminhões-pipa para abastecer os bairros afetados com água potável. Para solicitar o serviço, o interessado pode ligar nos telefones 0800-7711044 ou (18) 3271 1457.

O caso
Responsável por abastecer cerca de duas mil pessoas nos bairros Ipanema, parte da Vila Baruta, Paineiras, Morumbi, Petrona e Santa Maria, o poço apresentava problemas desde o começo da semana. Moradores constataram que a água fornecida estava turva, o que motivou o Departamento de Água e Esgoto (DAE) a promover uma higienização no local.

Durante o processo, a antiga bomba queimou e teve de ser retirada, sendo constatado posteriormente que a mesma estava entupida com fuselagens e areia, entre outros materiais.

Como a equipe da secretaria de Abastecimento estava com dificuldades para instalar a nova bomba, uma empresa de Bauru foi contratada com urgência para observar com câmeras toda a extensão do poço, que tinha 220 metros de profundidade. Ao chegar na altura de 119 metros, foi encontrado um local danificado nas paredes que interrompia a passagem da nova bomba. O trecho desmoronado também causava a entrada de terra no encanamento e sujava a caixa d’água.

Mesmo com o problema, a bomba foi retirada do local. O poço, no entanto, não pode ser mais utilizado.

A empresa de Bauru emitirá um laudo técnico confirmando a inutilização do poço e o documento será incluído no decreto de emergência feito pela prefeitura.  (Da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br