domingo, 5 de março de 2017

Prefeitura de PV realiza mutirão contra leishmaniose a partir de amanhã


A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, através da Secretaria de Saúde e Núcleo de Endemias, irá realizar a partir de segunda-feira (6), um Mutirão contra a Leishmaniose.

O Núcleo de Endemias, setor responsável ao combate e controle do mosquito palha, vetor transmissor da Leishmaniose Visceral Americana. O trabalho de coleta de material sanguíneo para testagem e amostragem de cães terá inicio no bairro Jardim Morada do Sol e Jardim Santa Paula, a fim de realizar um inquérito animal sobre a transmissão canina de leishmaniose.

Os agentes de controle de endemias estarão devidamente uniformizados e divididos em várias equipes que irão passar de casa em casa nos quarteirões desses bairros, coletando sangue canino e orientando a população a cerca do combate e controle a esse vetor que pode infectar animais e seres humanos.

Após a coleta desse material, o Núcleo de Endemias realiza um primeiro teste aqui no município, para após encaminhar ao Instituto Adolfo Lutz os resultados positivos apresentados neste primeiro exame feito pelo município. Tal procedimento se faz necessário por ser uma normativa do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde preconizado ao combate e controle da Leishmaniose.

Os moradores para auxiliar tal ação estratégica, devem conter o seu animal e deixá-los acorrentados até os agentes passarem nas residências. Além disso, é de suma importância que os moradores informem corretamente os dados dos animais a fim de facilitar o cadastro durante a coleta do material e guardar o comprovante com os dados da coleta que facilita a localização das informações do resultado dos exames do animal. Segundo o Núcleo de Endemias, o procedimento é rápido e não causa dor ao animal e que os materiais utilizados durante a coleta são descartáveis.  (A.I)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br