domingo, 5 de março de 2017

Secretaria de Saúde de PV realiza campanha contra tuberculose

A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, realiza de 02 a 20 de março a “Campanha Sintomático Respiratória”, 2017.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculoses que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença, que ocorre ao inalar partículas, através da fala, tosse ou espirro de alguém que não começou tratamento. Calcula-se que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. Embora, o risco de adoecimento seja maior nos primeiros dois anos após a primeira infecção, uma vez infectada a pessoa pode adoecer em qualquer momento de sua vida. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. .A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.

Todos os anos são realizados Campanhas de Busca Ativa desses sintomáticos respiratórios com o intuito de diagnóstico precoce e início de tratamento medicamentoso, evitando assim a disseminação da doença. Nos últimos nove anos, a incidência de casos de tuberculose no Brasil reduziu 13,2%, passando de 38,7 casos/100 mil habitantes em 2006 para 33,6 casos/100 mil habitantes em 2015. Já a taxa de mortalidade chegou a 2,2 óbitos para cada 100 mil habitantes, em 2015, contra 2,6 registrados em 2004. Em relação ao número de casos novos, a redução nos últimos nove anos foi de 4,8%.

Faça o exame de escarro. Procure a unidade mais próxima da sua casa.
 (A.I)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br