segunda-feira, 15 de maio de 2017

Bebê de oito meses diagnosticado com leishmaniose visceral morre no HR

O Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente confirmou na manhã desta segunda-feira (15) a morte de um bebê, de oito meses, que foi diagnosticado com leishmaniose visceral. A criança era moradora de Panorama.

Segundo nota enviada pelo HR, o paciente deu entrada na unidade no dia 4 de maio, foi diagnosticado com leishmaniose visceral, recebeu os cuidados intensivos da equipe médica e de enfermagem, mas não resistiu e evoluiu ao óbito no dia 13 de maio, às 14h55.

A criança foi sepultada neste domingo (14), na cidade onde morava. Por meio de nota, a Prefeitura de Panorama informou que a Vigilância Epidemiológica está aguardando do HR a confirmação deste caso de leishmaniose.

O Poder Executivo ainda informou que foi iniciado o manejo ambiental no Bairro Marrecas, nas quadras próximas ao imóvel do caso suspeito, que consiste nas podas de árvores, eliminação de toda matéria orgânica em decomposição em todos os imóveis, terrenos baldios e locais assombreados que forneçam condições de proliferação ao vetor, que é o mosquito-palha. A Prefeitura também pontuou que a borrifação só poderá ser iniciada com o término do manejo ambiental previsto para início desta semana.

A Prefeitura salientou que realiza o inquérito canino desde o início do ano no Bairro Marrecas, que consiste na realização do teste rápido em todos os cães. Em casos de animais positivos, é coletado o sangue e enviado para o Instituto Adolfo Lutz e, após resultado em casos positivos, o animal é recolhido para eutanásia.

A orientação em todas as visitas casa a casa pelos agentes de controle de vetores e agentes de saúde é no sentido de diminuir o índice de infestação do mosquito-palha, transmissor da doença.

Segundo a nota do Poder Executivo, em 2016, ocorreram três casos positivos de leishmaniose, dentre eles um óbito. Neste ano, a Prefeitura ainda não recebeu formalmente notificação de nenhum caso de leishmaniose. (G1 Prudente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br