terça-feira, 9 de maio de 2017

Inês Pinheiro é homenageada como “mãe símbolo de 2017” pelo Lions Clube


Reunião festiva para homenagear Inês Pinheiro foi realizada
 na última quinta-feira (Fotos: Cedidas / Lions Clube)
Em reunião festiva realizada na quinta-feira (4), o Lions Clube de Presidente Venceslau, homenageou postumamente como “Mãe Símbolo de 2017”, a associada Inês Rodrigues Azenha dos Santos, falecida no último dia 4 de abril. A homenagem foi feita para comemorar a passagem do dia das mães e contou com presença maciça de seus associados.

Pela primeira vez na história do clube, foi escolhida uma mãe já falecida, que recebeu todas as homenagens dirigidas às mães presentes de nossa comunidade.

Durante a homenagem, foi exibido um clip com fotos de Inês, junto com domadoras e companheiros/as, em sua trajetória de 45 anos de leonismo. Os filhos de Inês receberam como lembrança das mãos das Companheiras-Leões Theolides, Maria Júlia, Ruth e Maria Cristina uma tela com a foto da homenageada, muito aplaudida por todos.

História
Dona Inês, muito conhecida como “Inês Pinheiro”, nasceu em Colina, perto de Barretos, em 1º de outubro de 1925. Ela era uma dos sete filhos do casal Manoel Rodrigues Azenha e de Maria de Jesus Vitória, imigrantes portugueses, que em 1932 veio, com seus filhos, se radicar em Presidente Venceslau.

No dia 2 de fevereiro de 1945, casou-se com Antônio Roque dos Santos, imigrante português que aqui chegou em 1928. Ela é mãe de quatro filhos: a filha Maria Alice dos Santos e Almeida Prado, professora aposentada, viúva de Benedito de Almeida Prado Neto, que lhe deu os netos Lara Cristina, psicóloga, e Flávio Antônio, professor de educação física, sendo que Lara, casada com André Machado, lhe deu os bisnetos Thábata e Rafael; o filho Roosevelt Roque dos Santos, advogado e pecuarista, casado com Fernanda Gomes Roque dos Santos, que lhe deu os netos, Roosevelt Roque dos Santos Junior, formado em Ciências Contábeis pela USP, casado com Tamy Fujiuhara, que lhe deu duas bisnetas, Flávia e Ana Beatriz; Marta Maria, advogada, Luiz Henrique, contador e pecuarista, e Josiane casada com Fernando Calabreta de Lima que lhe deu os bisnetos Maria Gabriela, Gustavo e Vicente; a filha Maria Inês dos Santos de Barros Mello, professora aposentada, viúva de José Alberto de Barros Mello, que lhe deu os netos José Alberto, formado na Escola Politécnica de São Paulo, na área de comunicações, e Carlos Eduardo, professor de educação física; e o filho Eduardo Roque dos Santos, pecuarista, casado com Sibele Villas Boas Roque dos Santos, que lhe deu os netos Mariana, formada em Administração de Empresas nos EUA, e Eduardo, formado em Administração de Empresas na FGV e em Direito na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Os quatro filhos residem em Presidente Venceslau.

Em junho de 1964, seu marido faleceu, vítima de acidente automobilístico em Portugal, deixando a homenageada Inês viúva, com apenas 38 anos de idade, e os filhos ainda todos menores, de 17 a 9 anos de idade.

Mãe extremosa, cuidou, educou e orientou seus filhos, tornando-se a matriarca da família. Soube sempre pregar a união de todos, praticando, sem deixar a autoridade materna, o diálogo, a compreensão e o respeito à ética que deve presidir todos os atos da vida de cada um. Exercitou seu espírito comunitário, procurando ajudar principalmente aqueles que mais necessitavam.

Suas carneiradas a “Inês Pinheiro” tornaram-se famosas, ajudando escolas, os Vicentinos, e através do Lions Clube, outras obras sociais da cidade.

No Lions Clube Presidente Venceslau, ela ingressou como domadora de seu filho Roosevelt, em maio de 1972.

A convite de Ruth Platzeck Estrella ela participou das “Lioness”, grupo de mulheres que eu origem à fundação do Lions Clube Presidente Venceslau Visão. Depois, recebeu o título de Domadora Voluntária, sendo que, em 2004, assumiu como companheira-leão do Lions Clube Presidente Venceslau. Sua presença constante, durante os 45 anos de participação leonística, nas atividades de “SERVIR” Lions, somada a seu exemplo de mãe foram fatos determinantes para que recebesse a homenagem como “MÃE SÍMBOLO DE 2017”. (Da redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br