sexta-feira, 5 de maio de 2017

Secretaria de Meio Ambiente de Caiuá destaca importância do tratamento de esgoto

Estação do município trata 80% do esgoto bruto produzido 
pela população local (Foto: Cedida / A.I)
A secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caiuá (SP), através do Departamento de Água e Esgoto, destacou por meio de nota à imprensa a importância da Estação de Tratamento de Esgoto para o município. Conforme a nota, a Estação é modelo para outros municípios que realizam o serviço autônomo de saneamento. Foram investidos mais de R$ 3,5 milhões no local, sendo construídas quatro lagoas de tratamento, ligações de esgoto, uma estação elevatória e salas de educação ambiental.

Os investimentos foram realizados através do Projeto “Água Limpa”, do Governo Estadual. A readequação do sistema de tratamento realiza atualmente o tratamento de 80% do esgoto bruto de Caiuá, sendo que anteriormente era tratado apenas 40% do esgoto municipal. Com a nova forma de tratamento, o córrego do município consegue se autodepurar devido à pequena concentração de carga orgânica, sendo apenas 20%.

“O monitoramento é feito para se obter o acompanhamento da eficiência da lagoa de tratamento de esgoto, sendo feito mensalmente por uma empresa terceirizada, através de coletas de amostras na entrada, saída das lagoas e a montante e a jusante do córrego. Através do tratamento de esgoto, diminuem a ocorrência de doenças de veiculação hídrica”, destacou João Paulo Ferro, secretário de Meio Ambiente do município.

A secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Departamento de Água e Esgoto elaboram um projeto para atender toda a população, especialmente os alunos da rede de ensino estadual e municipal para proporcionar informações a respeito do tratamento de esgoto em Caiuá. (Da redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br