terça-feira, 13 de junho de 2017

Comunidade venceslauense lamenta morte de José Hamilton

José Hamilton do Amaral faleceu aos 82 anos
 (Foto: Cedida / A.I)
O falecimento do médico e professor universitário José Hamilton do Amaral na última sexta-feira (09) deixou consternada toda a comunidade de Presidente Venceslau. Vítima de um câncer aos 82 anos, José Hamilton estava internado na Santa Casa de Venceslau desde a noite da última quarta-feira (07).

Com a morte de Zé Hamilton, como era conhecido, a prefeitura local decretou luto oficial de três dias e emitiu uma nota de pesar em nome do prefeito Jorge Duran (PSD). No texto, Duran destacou a atuação do médico nas causas do município. “Lamento profundamente o passamento do médico e professor José Hamilton do Amaral, pessoa atuante nas importantes causas de Presidente Venceslau e cidadão exemplar. O seu falecimento consterna a comunidade local e regional, deixando todos de luto. Aos familiares, desejo que Deus os conforte e os fortaleça”, afirmou.

O médico Odélio Vilarinho Prudêncio também manifestou seu pesar através de um texto. Em nota, ele relembra passagens com o amigo José Hamilton, além de exaltar a figura do colega de profissão. “Essa história sintetiza a vida de um vencedor, por suas virtudes, pela persistência, nobreza e a retidão de caráter que só uns poucos iluminados possuem, que soube como poucos, travar o bom combate e deu um passo importante rumo à Reintegração com o Logos, que é o objetivo de todos nós, exilados neste planeta chamado Terra”, disse Vilarinho em um dos trechos da publicação.

A Santa Casa local, hospital onde José Hamilton permaneceu internado na última semana, divulgou nota à imprensa em nome de todos os membros da Direção Executiva, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Corpo Clínico, funcionários da Santa Casa e provedor Reginaldo Beraldo. No texto, foi destacada sua importância e participação na história da Santa Casa de Venceslau. “Foi dentro deste hospital que José Hamilton do Amaral deu seus últimos suspiros de vida, e não por acaso, uma vez que sua vida foi voltada para o hospital, a medicina e o conhecimento. Não conhecemos nenhum inimigo seu, pois com sua bondade, humildade e espírito cristão, só colecionou amigos e deixa um legado de respeito e amor pela profissão que será eternizado”, declarou em nota a direção do hospital.

O deputado federal Izaque Silva (PSDB) também lamentou o falecimento por meio de sua assessoria. “É uma grande perda para a região. Personalidade ilibada, profissional qualificado, cidadão exemplar e atuante, além de ser formador de opinião e que transmitiu seus conhecimentos de forma inovadora”, explicou o parlamentar.

História
Morador de Presidente Venceslau, José Hamilton do Amaral era f Formado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (1960) e possuía especialização em Medicina Legal pela Associação Médica Brasileira (1971). Lecionou também em Bauru (SP) e foi médico legista.

Zé Hamilton também foi professor de Medicina Legal na Toledo Prudente Centro Universitário por mais de 30 anos, inovando a forma de lecionar a disciplina. Ministrou aulas também na Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e era reconhecido por todos pela sua inteligência e eloquência. 

Foi aluno do curso de Direito da Toledo Prudente e, por ocasião do falecimento do Doutor José Cupertino D’Arce, parou sua graduação na área para lecionar Medicina Legal na Toledo Prudente. Entre os alunos, era bastante querido e requisitado para as aulas da saudade.

Uma das características marcantes do médico e professor era a habilidade de lidar com as pessoas e ser conselheiro e amigo. Inteligente e articulador, o médico tinha consciência de sua importância no cenário político e social da região.

Velório e sepultamento
O velório de José Hamilton ocorreu na Casa de Velório da Organização Presidente. Já o sepultamento foi realizado no sábado (10) à tarde, por volta das 16h, no Cemitério de Presidente Venceslau.

(Da redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br