segunda-feira, 12 de junho de 2017

Os cinco ganhadores do prêmio

Reportagem de João Gabriel exibida durante o evento

Equipe do Rotaract de Santo Anastácio
(Fotos: Cedidas ao Portal Bueno)
O último sábado (10) foi marcado pela emoção no Rotaract Club de Santo Anastácio. Os membros da instituição realizaram a cerimônia de premiação para os finalistas do 1º Prêmio “Jornalista João Gabriel Bressan”. O evento foi feito na sede do Rotary Club do município.

Entre aplausos e lágrimas, Bressan foi lembrado em um gesto representativo, que levou cerca de quatro meses para ser colocado em prática. Durante o período de execução, os membros da comissão organizadora elaboraram até uma reportagem jornalística, que foi exibida no local.

Na ocasião estiveram presentes amigos, imprensa, estudantes, professores, patrocinadores, rotaractianos, damas da Casa da Amizade e representantes da TV Fronteira de Presidente Prudente, local onde Bressan trabalhou durante alguns anos.

Conforme o presidente do Rotaract Club de Santo Anastácio, João Vitor Villar Raposo, o maior aprendizado na organização deste projeto, foi a percepção de que é possível extrair conhecimento em eventos nesse porte. “João Gabriel, além de profissional de comunicação, foi um rotaractiano que sempre acreditou nos ideais da instituição”, afirma.

A banca de avaliação foi composta por jornalistas altamente qualificados, que de forma voluntária corrigiram minuciosamente os trabalhos para obter um resultado justo. A presidente da banca foi a jornalista, docente e coordenadora da Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente, Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo.


Na tribuna, Carolina ressaltou o quanto João Gabriel foi importante para o jornalismo regional e sobre a relevância em participar de concursos como esse. “Se João Gabriel estivesse entre nós e fosse estudante, com certeza ele participaria, seria o primeiro a fazer a inscrição. Ele não iria perder essa oportunidade”, disse a jornalista. Além dela, outros jornalistas e docentes da Facopp avaliaram as matérias, são eles: Lêda Márcia Litholdo, Gabriela Araújo Correia e Thiago Zuniga Ferri.

Ganhadores
O tema da reportagem foi: “Os limites da liberdade de expressão nas redes sociais”. As premiações variaram entre bolsas de estudos da Unoeste, publicação na Revista Foco, troféus e certificados.

O objetivo do projeto foi fomentar a participação de estudantes na elaboração de textos jornalísticos online.

Veja a lista dos ganhadores:
1º lugar – Gabriel Lanza
2º lugar – Janaína Tavares
3º lugar – Jennifer Figueiredo
4º luga – Pâmela Wruck
5º lugar – Beatriz Monteiro Miranda

Os patrocinadores que investiram na ideia foram: Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Stilos Festas e Decorações, Revista Foco, Alessandro Nepomuceno Fotografia, Facopp e Ethiene Villar Floricultura.

Premiação
1° colocado - Um Curso EAD Extensão de até 100h; Publicação Revista Foco; Troféu; Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*; certificado de participação;


2° colocado - Um Curso de aperfeiçoamento, na modalidade EAD, em mídia digital; Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*; certificado de participação;

3° colocado - Uma Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*; certificado de participação;

4° colocado - Uma Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*;

5° colocado - Uma Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*.

*As bolsas em curso de pós-graduação são válidas apenas para os cursos de Comunicação Empresarial, Marketing Digital e Mídias Digitais Interativas.

João Gabriel
João Gabriel Bressan nasceu em Presidente Prudente no dia 10 de dezembro de 1984, mas cresceu em Porto Primavera, no distrito de Rosana.

Ainda jovem, começou a faculdade de jornalismo em 2002, na Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente (Facopp). Nesse período, o até então estudante instigou ainda mais o sonho de trabalhar na televisão, com a oportunidade de estagiar na TV Fronteira, afiliada da Rede Globo. Ele teve a chance de mostrar seu potencial em um ano e dois meses. Em 2006 o jornalista foi contratado como repórter da sucursal de Dracena na mesma emissora.

Durante seis anos Bressan também trabalhou na TV Diário, afiliada da Rede Globo em Mogi das Cruzes (SP). Em 2012 o jornalista retornou a Presidente Prudente para atuar como editor-chefe e apresentador do SPTV 1ª edição.

No dia 10 de setembro de 2015, ele foi internado no Hospital Regional de Presidente Prudente, com um quadro grave de anemia. Durante tratamento Bressan não melhorou e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu durante 15 dias. O quadro clínico do jornalista evoluiu para um choque séptico de foco pulmonar que levou à falência múltipla dos órgãos. João Gabriel Bressan morreu no dia 28 de outubro de 2015, aos 30 anos de idade.
(Gabriel Tibaldo)

(Portal Bueno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br