segunda-feira, 3 de julho de 2017

Escola profissionalizante será inaugurada na Penitenciária de Bernardes nesta terça


Local disponibiliza aulas práticas e visa proporcionar cursos de 
capacitação para aqueles que estão próximos da liberdade
(Fotos: Cedida/SAP)
Com uma população carcerária atual de 183 reeducandos no regime semiaberto, embora com capacidade para 204 reclusos na Ala de Progressão, a Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes inaugurará na próxima terça-feira (04), às 10h, a escola profissionalizante para egressos. O local possui 02 salas de aula com 25 lugares cada e um barracão para aulas práticas e visa proporcionar a realização de cursos de capacitação para aqueles que estão mais próximos da liberdade como, por exemplo, pintura predial, hidráulica, elétrica e outros.

A inauguração se dará durante a abertura oficial da 2º Jornada da Cidadania e Empregabilidade da penitenciária, que traz para dentro do presídio atendimentos jurídicos, odontológicos, médicos e documentais. Atualmente, a unidade prisional já conta com cinco salas de aula para os sentenciados do regime fechado, cuja população atual é de 2.069 pessoas, embora a capacidade seja de 1.176 privados de liberdade.

Evento sociocultural e profissional
Devido à demanda e disponibilidade dos parceiros, que levam diversos serviços para dentro do presídio durante a Jornada da Cidadania e Empregabilidade, algumas atividades já vem sendo realizadas ao longo dos últimos dias. A primeira delas foi uma Oficina de Expressão Corporal, da qual participaram 26 reeducandos, no dia 21 de junho. A apresentação ocorreu no pavilhão escolar em comemoração aos quatro anos do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET) e aos 40 anos da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), responsável por programas sociais e profissionais aos privados de liberdade.

O trabalho artístico foi executado pelo ator, diretor de teatro, cenógrafo e arte educador, Thiago Cardoso, e pela atriz Elora Carolina, ambos da mesma companhia de teatro de Presidente Prudente. A ideia proporcionou aos envolvidos experimentar e difundir pensamentos atrelados à cultura, com uma diversidade de diálogos, e trazer o sentimento de pertencer ao ambiente em que se está inserido com um olhar reflexivo e sobre perceber-se neste mundo como um ser crítico e ativo.

No dia seguinte, 40 sentenciados participaram de roda de conversa e passeio por uma exposição fotográfica de Wagner Andrade, em missões na África. A mostra contou com 37 imagens trazidas pelo Observatório de Competências Sociais da Funap com o tema “A arte de aprender a ver e olhar com sensibilidade”, levando os presentes a refletir sobre a diferença de ver e olhar, inclusive as memórias que marcaram suas vidas, com vistas a mudanças de comportamentos. Ao final, 20 alunos foram certificados pelo Projeto de Olho no Futuro, representando os 584 alunos participantes do PET e 541 alunos do Observatório de Competências Sociais.

Mais informações
A cerimônia da 2º Jornada da Cidadania e Empregabilidade terá início às 9h, seguida de atendimentos jurídicos e odontológicos, aferição de pressão arterial e emissão de Registros Gerais (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF) e Certidão de Nascimento. O objetivo é dar continuidade aos trabalhos já realizados na primeira edição de 2016, beneficiando também os novos integrantes da população carcerária, os quais, durante a semana, já participaram de palestras sobre saúde do homem, higiene e cuidados com o ambiente, drogas, saúde bucal e motivação

Realização
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma ação social da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

(A.I SAP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br