terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Em Bataguassu, operação flagra 11 pessoas em trabalho análogo à escravidão



Imagens: PRF/Divulgação
Uma operação de prevenção e combate ao trabalho escravo realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho (SRT-MS) flagrou, por meio de denúncia anônima, 11 trabalhadores em condições análoga à escravidão em uma fazenda de pecuária em Bataguassu, a 322 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul, no sábado (28).

De acordo com o MPT, sete pessoas trabalhavam catando raízes e quatro construíam cercas. No local foi constatado que os trabalhadores eram submetidos a trabalho exaustivo, viviam sob coação e sistuação de vulnerabilidade, sendo que eles chegaram até a propriedade atraídos pela promessa de trabalho digno, como direitos trabalhistas garantidos.

Segundo a PRF, os trabalhadores estavam alojados em barracos e até bebiam água com indícios de contaminação por esgoto, fezes de animais e agrotóxicos usados na plantação. As pessoas ainda se alimentavam de animais silvestres, além de dividirem espaço com porcos, galinhas, ratos e rações de animais.

O pagamento dos trabalhadores, feito por meio de diárias, eram usados, segundo os responsáveis pela operação, para comprar materiais básicos de alimenação e higiene, como papel higiênico, sabões comercializados pelo contratante. As vítimas ainda relataram que os pagamentos das diárias eram feitos sob coação.

Os trabalhadores foram retirados da fazenda e estão em um hotel da cidade. As diárias estão sendo pagas pelo dono da fazenda. Apesar de terem sido constatadas diversas irregularidades, o caso ainda continuará a ser investigado para que haja a confirmação do trabalho análogo à escravidão, segundo o Ministério Público do Trabalho, o que implicará na autuado do proprietário da área.  (Fonte: G1/MS)

Todo dia é dia de surpresas na Quitanda do Mário


Polícia Civil através da Seccional de Venceslau com a Polícia do MT realiza a Operação Adrenalina

Unidades da Polícia Civil trabalham em conjunto
na operação  (Foto: Cedida/Policia Civil)
A Polícia Civil do Estado de São Paulo realiza pela Delegacia Seccional de Presidente Venceslau, com o apoio da Polícia do Mato Grosso, a Operação Adrenalina, deflagrada na manhã de hoje, na cidade de Cuiabá e adjacências. 

O objetivo é desbaratar uma organização criminosa que agia dentro e fora dos presídios na prática dos delitos de extorsão e estelionato (falso diretor clínico de hospital extorquindo parentes de pacientes; falso membro do MPF-Ministério Público Federal, em fiscalização a prefeituras; falso sequestro e falso parente em apuros).

As condutas consistiam em manter contato via fone com as vítimas e obtenção de vantagem indevida mediante fraude, passando-se por cada um dos personagens acima.

Promoção Janeiro Maluco em A+Calçados


Detento é morto por estrangulamento na Penitenciária de Tupi Paulista

Presos alegaram que cometeram crime porque homem matou a própria mãe. Homicídio aconteceu na madrugada desta terça-feira (31)

Detento dividia a cela com mais 33 homens, na Penitenciária de Tupi Paulista
(Foto: Claudinei Troiano/TV Fronteira)
Um detento de 22 anos foi assassinado na madrugada desta terça-feira (31), na Penitenciária de Tupi Paulista. De acordo com a Polícia Civil, ele foi estrangulado por companheiros de cela, que utilizaram uma corda e uma toalha para praticar o crime. Foi a terceira morte registrada na unidade prisional neste mês.

Conforme o delegado Aderson Moisés Vieira, os agentes ficaram sabendo do homicídio no momento da contagem dos presos. “Na contagem, eles foram avisados de que um estava morto. Então, os presos arrastaram o corpo do banheiro e o entregaram. Naquele momento, um detento assumiu a autoria do crime”, explicou.

Ainda segundo o delegado, o preso que disse ter matado o rapaz acabou entregando outras pessoas. “Ainda estamos ouvindo os envolvidos e, por enquanto, cinco pessoas podem estar relacionadas à morte. A maioria diz que estava dormindo, mas vamos ouvir todos os presos que estavam na cela”, afirmou Vieira.

Na cela, havia um total de 34 detentos e os envolvidos alegaram que mataram o companheiro devido ao suposto envolvimento dele na morte de familiares. “Eles dizem que a motivação do crime foi a de que a vítima matou a própria mãe e um irmão ou uma irmã. Ele realmente cumpria pena por homicídio na penitenciária. Mas vamos ouvir a todos para verificar a real participação de cada um”, salientou o delegado.

Estado
A reportagem solicitou um posicionamento oficial da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP) sobre o caso registrado em Tupi Paulista nesta terça-feira (31), mas não obteve resposta até o momento desta publicação.

Outras mortes
No dia 12 deste mês, dois detentos também foram mortos no local, e um deles foi degolado. O motivo dado pelos autores era de que as vítimas eram "caguetas", ou seja, supostamente delatavam os companheiros.


Um dos presos assassinados tinha 33 anos e cumpria pena pelos crimes de homicídio e roubo. Já o outro tinha 24 anos e cumpria pena pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico, conforme informou a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.

A Penitenciária de Tupi Paulista está localizada no km 677,8 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). Conforme a SAP, a capacidade da unidade prisional é para 844 homens, mas a população atual é de 1.667 detentos, que cumprem pena em regime fechado.

A penitenciária tem 10.000 m² de área construída e foi inaugurada no dia 16 de março de 2005. (Fonte: G1 Pres. Prudente)

Preços e condições imbatíveis na Liane de Venceslau


Por Dentro da TV


Vovô

Lúcio Mauro Filho (foto), conhecido pelo personagem Tuco de “A Grande Família”, estará na nova temporada de “Malhação”. O ator de 42 anos dará vida a um ex-cantor que é avô precocemente. Ele será pai de uma das protagonistas, mãe adolescente vivida pela atriz Gabi Medvedovski, e a ajudará a criar o menino que nasce logo nas primeiras cenas.


Enxaqueca
Evaristo Costa (foto) usou seu perfil do Instagram para explicar por que não estava apresentando o “Jornal Hoje” (Globo) de ontem. Em uma foto em que aparece de olhos fechados e com as mãos na cabeça, o jornalista revelou que o motivo foi uma enxaqueca muito forte. “Pode falar de tristezas no Instagram também ou só de coisa boa? A enxaqueca me tirou do ‘Jornal Hoje’”, afirmou na legenda da imagem

Internação
Andréa Nóbrega, ex-mulher de Carlos Alberto de Nóbrega, está internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a assessoria da empresária, ela chegou ao centro médico anteontem sentindo dores no peito. 


Segurança
O namoro de Baby do Brasil e Walter Casagrande tem ajudado o ex-jogador e comentarista esportivo a se manter longe do vício em álcool. No “Encontro” (Globo) da última semana, ele afirmou se sentir “mais seguro” ao lado da cantora. Os dois estão juntos há cerca de cinco meses, embora o relacionamento só tenha se tornado público no fim de dezembro passado.

Homenagem
A cantora Elba Ramalho é tema do enredo da escola de samba Tom Maior para o desfile do Carnaval deste ano. A agremiação subiu para a elite depois de se sagrar vice-campeã do grupo de acesso, no ano passado.

Redes sociais
William Bonner apagou do seu Instagram todas as fotos que tinha publicado com Fátima Bernardes, sua ex-mulher. Os dois anunciaram o fim do casamento de 26 anos em agosto de 2016. Outra atitude do jornalista que preocupou seus seguidores foi o bloqueio dos comentários nas últimas publicações. O jornalista impediu seus fãs de comentarem as 23 fotos mais recentes.

Alta médica
O maestro João Carlos Martins, 76 anos, recebeu alta do hospital no sábado. Ele estava internado desde dia 24 de janeiro no Hospital Sírio-Libanês, após ser acometido por uma embolia pulmonar e uma trombose venosa. De acordo com sua assessoria de imprensa, Martins precisará passar por acompanhamento médico nos próximos dias, mas segue com a agenda de compromissos.

Projetos
Romero Ribeiro, finalista do “The Voice Brasil” em 2014, não integra mais o Exaltasamba. Ele acertou o desligamento do grupo na semana passada e já retornou à Fortaleza, onde mora sua família. O cantor voltará a se apresentar com sua antiga banda, Acaiaca, e se dedicar à carreira-solo.

Doação
A atriz Luma Costa decidiu doar os móveis do quarto de seu filho, Antonio, de 2 anos. Nas redes sociais, ela contou que vai mudar a decoração do quartinho e quer que os móveis antigos fiquem com uma família que realmente precise deles. Ela vai escolher uma fã para receber a doação.

Aproveite a Mega Promoção da Pajé Motos de Venceslau


Charge do Dia do Integração Regional News


GELA GOELA - Tudo para seu churrasco em Venceslau


Atleta venceslauense é campeão de Circuito do Interior de Jiu Jitsu


O venceslauense Lucas Gabriel Reis Rondoni Lopes é canpeão na
categoria infato juvenil da etapa do Circuito do Interior de Jiu Jitsu
Neste domingo (29), foi disputado na cidade de Araçatuba-SP a primeira etapa do CIJJ - Circuito do Interior de Jiu Jitsu. O atleta Lucas Gabriel Reis Rondoni Lopes, da Equipe Almeida JJ, treinado pelo professor Maycon Santos e patrocinado Pelo Colégio Escoteco, sagrou-se campeão na categoria infanto juvenil (14 e 15 anos), até 68 kg. 

Com esse resultado Lucas somou pontos importantes para as próximas fases do torneio, cujas datas e locais ainda serão determinados.

O evento faz parte do calendário da CBJJ - Confederação Brasileira de Jiu Jitsu.  (Fonte: Integração Regional)

Colégio São Paulo - Matrículas Abertas


Prefeitos de Caiuá e Marabá Pta. discutem Febre Amarela e Dengue em SP

A prefeita de Caiuá, Rute Almeida, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Paulo Rogério Mendes de Oliveira, participaram nesta segunda-feira, 30 de janeiro, na capital paulista, de um grande encontro estadual sobre Arboviroses, que contou com a participação de prefeitos e secretários municipais de saúde dos 645 municípios paulistas. O prefeito de Marabá Paulista, Miguel Duarte da Costa, também esteve presente ao encontro.


O objetivo do evento foi o de reforçar e aprimorar estratégias de prevenção e enfrentamento à dengue, zika, chikungunya e febre amarela, que já vêm sendo desenvolvidas conjuntamente entre Governo e Prefeituras.

Na oportunidade, a Secretaria Estadual da Saúde fez a apresentação de dados e orientações sobre o panorama atual das Arboviroses em SP. Além disso, foram discutidas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, além das medidas de vigilância e imunização referentes à febre amarela.

A prefeita Rute Almeida considerou “o evento indispensável para que possamos manter o compromisso coletivo na luta contra as Arboviroses”. Já o prefeito Miguel Duarte da Costa disse que o encontro vai melhorar resultados já exitosos, decorrentes das parcerias e mobilizações fortalecidas nos últimos anos.  (Fonte: Integração Regional)

Grana Cred / Banco BMG - Crédito Consignado INSS


Amigos lamentam a morte de Toninho Gonzales

Amigos e familiares acompanharam, com profundo pesar, o funeral de Toninho Gonzales na tarde deste sábado (28), no cemitério de Presidente Venceslau. O venceslauense, de 74 anos, após passar foi uma cirurgia veio a falecer no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Presidente Prudente, onde ficou internado por mais de dois meses. 

Toninho Gonzales era casado com a professora Claudete e deixa as filhas Maila e Mila, genros e netos, além de uma legião de amigos.

Por muitos anos Toninho Gonzales foi a voz padrão da Rádio Presidente Venceslau-AM. Em seguida, transferiu-se para a Rádio Cacique, de Sorocaba, onde também fez sucesso como locutor. Depois assumiu o cargo de diretor da sucursal do Interior do Jornal O Estado de São Paulo, onde trabalhou até a aposentadoria.
De fácil amizade e de idoneidade incontestável, Toninho Gonzales deixa saudades entre seus amigos e familiares. Com ele, desaparece também um dos últimos locutores dos anos 60 em nossa cidade, quando não existia nas emissoras de rádio a alta tecnologia de hoje, que dá tonalidades e efeitos na locução.  (Fonte: Integração Regional)

Saldão de Balanço dos Supermercados Pires


Piquerobi decreta estado de calamidade pública devido às chuvas

Estrada rural que liga a cidade a três assentamentos foi prejudicada. Funcionários da Prefeitura construíram passagem alternativa no local





Prefeito Dudu e o vice-prefeito Augusto acompanham o Coronel Andreius,
da Defesa Civil do Estado, no local dos estragos ocasionados pela
chuva (Fotos: Augusto Carvalho/Prefeitura Municipal)
A cidade de Piquerobi decretou estado de calamidade pública neste sábado (28), devido as fortes chuvas que atingiram o município durante esta semana e principalmente na madrugada de domingo. 

De acordo com o prefeito Dudu, entre os principais estragos registrados está o deslizamento de terra na estrada PQB 10, que liga a cidade aos assentamentos São José, Santa Rita e Santo Antônio. 

Dudu informou que a Defesa Civil foi acionada. Outros pontos afetados foram duas estradas rurais que interligam os assentamentos, e tiveram deslizamentos de terra em menor proporção. Em um dos pontos, um bezerro chegou a cair no buraco formado com a força da enxurrada, segundo o prefeito. 

Ele esclareceu que os problemas registrados na estrada PQB 10 foram ocasionados pelo estouro de um açude que fica próximo a região. “Devido a grande quantidade de chuva, o açude não suportou. A água saiu levando tudo. Foram registrados 320 milímetros de chuva na cidade”, explicou. 

Como medidas emergenciais, funcionários da prefeitura estiveram nos locais na tarde deste sábado (28), para a construção de uma passagem alternativa e colocação de cascalho, segundo a prefeitura. 

A concessionária de energia elétrica que atende o município também foi acionada, pois houve registros de quedas de fios em alguns locais da zona rural. Os assentamentos abrigam pelo menos 200 pessoas. 

DEFESA CIVIL – Nesta segunda-feira (30), o prefeito Dudu e o vice Augusto estiveram no local acompanhados do coronel Andreius do Amaral, do Escritório Regional da Defesa Civil de Presidente Venceslau. Observou-se que a força da enxurrada abriu uma vala de mais de 100 metros de comprimento por 50 metros de largura em alguns trechos seccionando completamente a travessia de veículos e de pessoas por aquele local. 

A força da chuva levou um tubo de aço de aproximadamente 5 metros de comprimento por 2 metros de diâmetro. 

O vereador Arnaldo Alves dos Santos (PSDB), morador do local e representante da Reta do Rio do Peixe e do Bairro do Buzio na Câmara Municipal, disse que é a primeira vez que vê estragos tão grandes ocasionados pela chuva. 

O Coronel Andreius informou ao prefeito Dudu que vai acionar o Instituto Geológico da Defesa Civil para se saber que tipo de obra poderá ser executada no local. 

Na quinta-feira próxima, a Assistência Social da Prefeitura repassará a Defesa Civil do Estado o relatório dos estragos ocasionados na cidade e zona rural. Sabe-se que 11 famílias da cidade e mais 4 de assentamentos foram atingidas seriamente pela chuva. A Prefeitura já iniciou a distribuição de roupas e alimentos.  (Integração Regional/G1 Pres. Prudente)

Novidades da semana na Farmais e RA Fórmulas


Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, Brazil
email: jornalintegracao@terra.com.br